Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica tem como principal característica a multiplicidade de fatores cognitivos, emocionais, ambientais, comportamentais e sociais envolvidos. Por isso, necessitam de profissionais de diversas áreas de formação para estabelecer uma boa estratégia de reabilitação, incluindo psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Após uma minuciosa avaliação neuropsicológica, o profissional definirá os objetivos do tratamento e suas estratégias, a fim de reduzir o impacto de uma incapacidade ou deficiência, oferecendo-lhes um maior ajustamento biopsicossocial, adequando, ao maior nível possível sua capacidade de autonomia e independência dos demais. Esse processo também inclui nortear os familiares/cuidadores para que esses tenham maior compreensão e habilidade em lidar com as implicações físicas e psicológicas causados por uma doença, lesão ou por consequências decorrentes do abuso de álcool e outras drogas.
No processo de reabilitação neuropsicológica na infância, teremos que contar com os resultados de instrumentos que contemplem as características de cada fase de desenvolvimento, para que se possa programar uma reabilitação de acordo com as capacidades cognitivas presentes, trabalhando com a cognição e a emoção, para superar/minimizar dificuldades, e desenvolver capacidades como: autogestão, socialização e também trabalhar comportamentos que interferem na aprendizagem (atenção, desatenção e impulsividade). Assim a reabilitação é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, afim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas e comportamentais. E, através de exercícios específicos o paciente aprende a compensar seus déficits por meio de suas habilidades preservadas, e deste modo, auxiliar a desenvolver suas potencialidades, minimizando suas dificuldades e, criando situações para que se tornem o mais independente possível nas situações do dia a dia.
São utilizadas técnicas de treino cognitivo como: pratica de exercícios para memória, atenção, funções executivas etc), e também algumas técnicas de estratégias compensatórias como por exemplo, adaptação ambiental.